Presente Contínuo (Present Continuous)→ Aprenda agora mesmo o que é!

Aprender inglês hoje é um dos recursos mais necessários para se ter uma boa carreira profissional, isso por conta do mercado de trabalho ter se expandido a grandes níveis no Brasil, e o aprendizado do inglês vem se tornando gradativamente mais necessário de se ter em seu currículo, e hoje teremos mais uma aula de inglês para que assim você consiga a partir de sua casa aprender essa língua tão importante, estaremos vendo o Presente Contínuo (ou Present Continuous) ou Presente Progressivo.

O Presente Contínuo, ou também conhecido no inglês por Present Continuous nada mais é do que um tempo verbal, que é utilizado para apontar diversas ações que ainda se encontram ”agindo” no presente. E é de muita importância aprender e entender o que são essas regras do inglês, para que você não tenha problemas na hora de montar essas frases.

E por conta de estarem indicando o que ocorre durante a fala, na maioria dos casos é utilizado algum advérbio de tempo entre a frase, veremos abaixo alguns exemplos:

  • Now. – Agora;
  • At the moment. – No momento;
  • At present. – No presente.

aprender presente continuoO interessante é que podemos ver grandes semelhanças entre o português e o inglês, como por exemplo a estrutura indicativa do Presente Contínuo que corresponde ao gerúndio que encontramos na língua portuguesa e também suas formas de terminar, tendo o -ando e o -indo no final dos verbos.


Como se forma o Presente Contínuo

O Presente Contínuo é formado pelo verbo principal juntamente do verbo auxiliar, e dentro desse tipo de estrutura teremos de utilizar o verbo to be no presente simples como o auxiliar, enquanto o verbo em destaque terá de ter uma alteração em seu final, passando a ter o -ing. E caso você não faça ideia do que é o presente simples, não precisa ficar com medo, pois nós temos um guia ensinando o que é ele dentro de nosso site.

E dando continuação, veremos abaixo como serão formadas as sentenças no Presente Contínuo:

  • Sujeito + Verbo To Be + Verbo com alteração final (-ing) + um complemento.

Vamos ver alguns exemplos para que assim você possa memorizar o que é o Present Continuous de uma vez por todas:

  • I’m eating apples. – Eu estou comendo maçãs. (perceba que o -ing se encaixa no final do verbo eat);
  • They’re playing with the ball. Eles estão brincando com a bola.
  • He’s opening that box. – Ele está abrindo aquela caixa.

E quanto mais você treinar inglês e tiver contato com a língua, mais vezes você irá se deparar com essa regra, e o mais recomendado a se fazer é separar ela em um papel e assim você separar a estrutura dela, para você ter um melhor entendimento da sentença, além de reforçar o seu aprendizado de inglês.

presente continuo para estudar

FORMA NEGATIVA

E assim como o Passado Simples que já vimos em um dos primeiros artigos de nosso site, o Presente Contínuo também possui sua estrutura na forma negativa, o que nos permite criar um amplo leque de novas sentenças em inglês, e para criar um sentença dentro da forma negativa, existe a necessidade de colocar o ”not” (não) logo após que for colocado o verbo to be. E as frases negativas podem ser formadas no seguinte modelo de estrutura:

  • Verbo To Be + Not + Verbo com alteração em seu final (-ing) + Complemento.

Vamos analisar alguns exemplos desse tempo verbal em sua forma negativa, assim como os exemplos acima, é bom você tentar decorar a estrutura de base de cada uma das sentenças e se possível separa-la para ter um melhor entendimento:

  • I’m not playing with you. – Eu não estou brincando com você. (perceba que o -ing também está presente no verbo play, porém temos o not antes do verbo alterado);
  • They’re not going to school. – Eles não vão à escola;
  • He’s not drinking soda. – Ele não está bebendo refrigerante.

E como podemos ver, é um modelo bem simples e padronizado, assim não existe segredo no aprendizado, mas se você ainda não possui nenhum conhecimento em inglês, tanto de palavras como de traduções, o ideal seria você estar utilizando a ferramenta Anki para a memorização da língua inglesa, além de ser uma ferramenta gratuita e que qualquer um pode estar utilizando, o interessante é que vários usuários contribuem em ajudar os estudantes com diversos pacotes de cartas para memorização.

aprender grauitamente presente continuo

FORMA INTERROGATIVA

E o tempo verbal do Presente Contínuo também possui uma forma na interrogativa, que abre mais uma grande variedade de novas sentenças para estarmos trabalhando, e na interrogativa é utilizado o verbo to be logo no inicio da frase, e sua estrutura é formada no estilo da estrutura abaixo:

  • Verbo To Be + Sujeito + Verbo com a alteração no final (-ing) + Complemento.

E veremos alguns exemplos para concretizar o que aprendemos com sua forma interrogativa:

  • Are you cooking a cake? – Você está cozinhando um bolo?
  • I’m drinking your juice? – Eu estou tomando o seu suco?

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply